Glossário: GA Arts

Antes de lerem, tenho uns sites bem úteis que eu recomendo que leiam também:
https://umpoucosobrecor.wordpress.com/o-que-sao-as-cores/
https://umpoucosobrecor.wordpress.com/como-o-olho-enxerga-a-cor/
https://umpoucosobrecor.wordpress.com/2007/07/01/sintese-aditiva-as-coisas-comecam-a-ficar-legais/
https://umpoucosobrecor.wordpress.com/2007/07/06/sintese-subtrativa-de-cor/
Aliás, esses 4 links são referentes a posts do mesmo blog. (acho que vocês já perceberam isso…)
O autor desses posts é um tal de Danton Porto, e ele é (ou era) estudante de publicidade da USP (eu li isso aqui), então é bem legal dar uma conferida em outros posts pra saber mais sobre arte e design (que é meio que a temática central de GA, sabe?).

Vou separar os termos  aqui por “em que episódio ele citado primeiro” e recomendo que você leia cada “setor” daqui antes de asisstir o respectivo episódio, para que, quando assistir, você já saiba o que tal palavra significa e não fique na dúvida até o episódio acabar.
A não ser que você seja extremamente fóbico a spoilers, tanto a ponto de não querer saber nem uma palavra que foi ditas no episódio. Nesse caso leia depois de assistir, mas não equeça de ler. =)

Não vou citar todos os termos “diferentes” que tem no episódio e nem vou me aprofundar muito na explicação deles. Para um melhor entendimento, recomendo sempre que pesquise mais sobre o que quiser saber.

Episódio 01

Têmpera: (traduzida do original em inglês Poster Color) Também conhecida como têmpera de ovo, é um tipo de tinta permanente, de secagem rápida, que consiste de pigmentos coloridos misturados com algum aglutinante solúvel em água (geralmente um material glutinoso, tal como a gema do ovo, ou qualquer outro). Têmpera também se refere às pinturas feitas neste meio.

Limpa tipos: Também conhecida como miolo de pão ou borracha putty, é uma borracha maleável indicada no uso de lápis macios (acima de 3B). A limpa tipos absorve o grafite e consegue apagar os traços feitos pelo lápis.
Ela é usada por desenhistas para apagar falhas ou delimitar áreas de luz em retratos ou caricaturas. Também pode ser utilizada para retirar defeitos em pastel (arte) e carvão.

Paleta

  Paleta: Pode significar um bocado de coisas, mas no contexto desse anime se refere a chapa de madeira ou louça, com um orifício para enfiar o polegar, e sobre a qual os pintores dispõem e combinam as tintas, enquanto pintam.
E eu ia morrer achando que o nome disso era a03quarela °^°

Cavalete: É um suporte em tripé, feito de madeira ou metal para trabalhos artísticos, sendo usado na colocação de tela ou placa para pintura e desenho.
Ou resumindo: É onde o cara põe a tela quando vai pintar.

Aerógr02afo: É um instrumento utilizado para realizar pinturas através do ar que vem de uma fonte de ar comprimido gerado por compressor de ar ou por latas de spray, onde a tinta é expelida pela pressão da fonte de ar. Consiste em um equipamento com gatilho que controla o jato de ar, de modo a projetar o jato no local desejado, sugando de um recipiente (copinho embaixo), ou por pressão através de tinta em gravidade (copinho em cima) a tinta previamente diluída para facilitar a circulação do fluido.

Substâncias Hidrofílicas: São substâncias que tem afinidade com a água e que, devido a isso, se misturam com a água.
O oposto disso seria uma substância hidrofóbica. Um exemplo dessas, que eu acho que vocês mais devem conheçer, é o óleo de cozinha, que não se mistura com a água.

Lei AIDMA: Esse termo “lei” foi meio que usado em sentido figurado. Dá-se o nome de AIDMA à 5 regras que uma boa publicidade\ um bom anúncio deve seguir:

• Despertar a Atenção
Criar/Suscitar o Interesse
Provocar Desejo
Permitir Memorização
Desencadear a Ação (compra) (pode ser também Aquisição)04

CMYK: É a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)). Esse padrão é mais para usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Red, Green e Blue; aka Vermelho, Verde e Azul)

Episódio 02

Gattamelata: Erasmo da Narni (Narni, 1370 – Pádua, 16 de Janeiro de 1443), mais conhecido como “Gattamelata”, foi um dos mais conhecidos condottieri, ou generais mercenários, do Renascimento italiano. Serviu às cidades de Florença, Veneza e ao Papado. Foi imortalizado com uma estátua equestre criada por Donatello, instalada na cidade de Pádua, onde ele foi ditador em 1437, e onde faleceu.
Em Narni, na fazenda em que Gattamelata nasceu, há uma placa que diz:
Narnia me genuit Gattamelata fui”(Eu nasci em Narni, eu era Gattamelata)

Tipos de Lápis:

Existem vários tipos de lápis, que são nomeados de 9H-2H, H, F, HB, B e 2B- 9B. A diferença entre eles se dá pelas suas características.

tipos-de-lapis

Os lápis H (do inglês, Hard) são mais duros e riscam de forma mais leve. Contudo, se for aplicada muita força no papel, ele pode causar alguns danos no mesmo.

Os lápis B (do inglês, Black) são mais macios e fazem um traço mais pesado, que “suja” mais. Costumam borrar o papel quando o traço é apagado.

Quanto maior é o número que vem antes da letra (H ou B), mais aguçada será a sua característica.

Se você tem um lápis com você, ele provavelmente é um HB.
Ele é um “meio-termo” entre os 2 anteriores e é o que geralmente encontramos em papelarias ou qualquer loja que não seja especializada em artigos para desenhar. Como não é muito duro e não causa borrão ao apagar é o mais recomendado para o uso geral.

Tem também o F (do inglês, Fine), que é semelhante ao HB, porém mais duro.

Comente sobre o post :D